Estará na altura de mudar?
A resposta objectiva à pergunta é não. Estará na altura de mudar a táctica da equipa do FCP após a derrota na luz? Creio que faltando apenas 10 jornadas para o términos do campeonato não é a altura de mudar. O sistema 3x3x4, que tem sido sujeito a tantas críticas, tem garantido ao FCP, por estranho que pareça alguma estabilidade defensiva. Parece-me que esta estabilidade defensiva não é aparente na medida em que o FCP tem sofrido relativamente poucos golos – quando um sistema de três defesas poderia originar maior fragilidade. Contudo, apesar de o FCP jogar com uma linha de quatro homens mais avançados, ainda que os extremos tenham tarefas defensivas importantes, a equipa não tem tido a produção ofensiva, no que diz respeito à eficácia, desejada. Será uma questão de tempo? Não faço futurologia mas mudanças tácticas repentinas após um desaire não me parecem decisões adequadas. Ainda para mais quando a derrota na Luz não se deveu a uma produção ofensiva asfixiante por parte do nosso adversário. Aliás o FCP teve mais remates, mais cantos e mais cruzamentos que o Benfica.
Contudo não quero escamotear o que se passou, e não tenho pejo em dizer que se tratou de uma exibição mediana por parte do FCP. O FCP tem que ganhar contra o Nacional, e a utilização do 3x3x4 terá que ter nos jogadores o efeito psicológico que teoricamente é a idiossincrasia da própria táctica. O ataque. A vitória. Os golos.
A necessidade/possibilidade de dotar esta táctica de um verdadeiro número dez é razão para um comentário futuro.
Será também esta táctica o futuro do FCP? É uma análise a fazer posteriormente.
Contudo não quero escamotear o que se passou, e não tenho pejo em dizer que se tratou de uma exibição mediana por parte do FCP. O FCP tem que ganhar contra o Nacional, e a utilização do 3x3x4 terá que ter nos jogadores o efeito psicológico que teoricamente é a idiossincrasia da própria táctica. O ataque. A vitória. Os golos.
A necessidade/possibilidade de dotar esta táctica de um verdadeiro número dez é razão para um comentário futuro.
Será também esta táctica o futuro do FCP? É uma análise a fazer posteriormente.

2 Comentários:
Às 1:02 a.m. ,
RS disse...
Caro AFC,
Para além da questão que apropriadamente coloca dê-me a oportunidade de acrescentar outra interrogação. Será este um sistema a fazer escola no FCP, quando tradicionalmente jogavamos num 4x3x3 ou num 4x4x2? Se não, valerá a pena insistir apesar dos resultados menos maus?
Na minha opinião o FCP é uma equipa de 4x3x3 e creio que com o Adriano e uns extremos mais incisivos, quero dizer com vontade de ir á area poderiamos causar estragos. No entanto creio que nenhuma tactica resultara se não houver um trabalho serio na criação de um fio de jogo. Não podemos estar dependentes da imaginação de determinados artistas devemos sim construir uma equipa que funcione como tal.Os pormenores de classe surgem naturalmente. Falo nisto pois raramento vejo o FCP a contruir uma jogada onde se denote a famosa "mecanização de sistemas", como dizem os peritos da redondinha.
Falando da realidade que é a tactica do Ajax e mais especificamente no numero 10. Creio que o Mccarthy é uma peça fora do baralho, apesar de conhecer relativamente bem o sistema o Mccarthy não joga nem atrapalha o adversário. Com o Diego a cumprir penitencia e o Jorginho (gato por lebre?)..enfim... eu gostava de ver com jogaria um determinado atleta que alguém um dia terá sugerido a sua colocação a defesa direito. E dizem vocês: - Num bate beinhe da buola!!!
Mas gostava de ver, como gostava de ver as mamas a minha vizinha. Pronto... gostava de ver.
Acredito na sua mobilidade, tem capacidade de recuperar bolas e uns optimos pés. Xor Co pah, dê uma oportunidade ao moço. Mas só uma.
Cumprimentos ao nosso pessoal.
Às 12:54 p.m. ,
RA disse...
Caros amigos
Relativamente a tactica do mister Adriaense onde tem havido muitas criticas perante a comunicaçao social e nao so, pelos proprios adeptos do fcporto que tem os jogos assobiam o treinador que inclui a equipa tambem. Mas falando da tactica ousada do nosso mister que nao estamos habituados a ver mas veremos o seguinte ;
1ºponto - Quantas ekipas do nosso campeonato jogam com 2 pontas de lança?nenham
2ºponto - Quantas ekipas jogam ataque continuado contra o porto? Nenhuma
3ºponto - Kantas ekipas tirando os 3 grandes jogam a defesa contra o porto? todas
Estes são alguns pontos do porke de jogarmos com um 3-3-4 mas o problema com o nosso mister ja vem desde o inicio.
Lembram-se do futebol vistoso e bonito e com golos do inicio do campeonato do fcp? pois eu lembro mas tambem me lembro ke depois de uma derrota a comunicaçao social e os proprios adeptos do porto criticaram imenso o mister por a tactica ofensiva e o mister que ja estava cheio das criticas alterou a tactica colocando o p.assunçao a jogar (quantas pessoas colocavam este jogador a jogar?nenhuma) merito do mister...os jogos foram correndo bem ate que houve mais derrotas e mais criticas e o mister optou por colocar a tactica que desde inicio sempre kis colocar, mas mesmo assim nao da para agradar a toda a gente. Mas sera que a culpa é so da tactica? quantos golos marcou o Benni?1 , sem um ponta de lança a marcar golos é dificil marcar muitos golos. kantos golos sofremos com a nova tactica?2 um de penalti e um golo oferecido
E tambem ouço dizer os experts do futebol que o salva o mister desta nova tactica é um super-pepe e um super-assunçao mas ainda bem pois foi ele ke os colocou a jogar e sao do fcporto mas esses mesmo experts criticavam o pepe ao inicio e davam como dispensado o assunçao. Façam um exercicio de memoria e comparem o fcp do ano passado e deste ano, porke a muita gente ke ainda nao se habituou a ideia ke o mourinho ja saiu
Se kerem criticar que sejam com criticas construtivas e temos muitos comentadores em portugal ke o fazem porke fica bem...haja paciencia
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial