Hat Trick

"...a inspirar e a transpirar FC Porto"

sexta-feira, novembro 06, 2009

Aviso Urgente - Mudança de instalações


Avisamos todos os nossos leitores que mudamos de instalações. Fruto do crescimento exponencial desta Sociedade Anónima adquirimos novas instalações, modernas, e cumprindo com todos os requisitos ambientais exigidos pelo Protocolo de Quioto.

Continuaremos com a mesma linha editorial e com o mote de sempre: “... a inspirar e a transpirar FC Porto.”

A nossa nova morada é a seguinte:

CONSPIRAÇÃO PORTISTA



quinta-feira, novembro 05, 2009

Liga Intercalar


Ontem decorreu mais um jogo da Liga Intercalar e da qual o FC Porto derrotou o Trofense, por 5-2, em desafio da terceira jornada do campeonato. Os portistas, com uma equipa constituída por futebolistas do plantel sub-19 e apenas com dois seniores Nuno André Coelho e Prediger, bateram um adversário que teve elementos com mais experiência em campo, onde mais uma vez o ponta de lança Yero, esteve em evidencia ao marcar dois golos.




4 de Novembro de 2009
Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Pedro Meireles.
Assistentes: Miguel Meireles e Paulo Nunes.

FC PORTO: Samir; Bosingwa, Nuno André Coelho, Abdoulaye e David; Prediger, Amorim e Bacar; Flávio, Yero e Rodirlei.
Jogaram ainda: Filipe Barros, Tiago e Ramon.
Treinador: Patrick Greveraars.

TROFENSE: Vítor; Rafa, Resende, Serra e Jorge Luís; Hélder Sousa, Romeu Ribeiro e Silas; Charles Chad, Hermes e Adriano.
Treinador: Vítor Oliveira.
Jogaram ainda: Trindade, Mário, Tiago Miguel e Viana.

Marcadores: Yero (17m), Silas (33m), Tiago (61m), Hélder Sousa (75m), Filipe Barros (78m), Tiago (86m) e Yero (90m).
Disciplina: cartão amarelo a Romeu Ribeiro (83m).

Estas partidas servem principalmente para os jogadores jovens ganharem mais experiencia , saberem ainda mais qual a responsabilidade de vestir a camisola do FcPorto e demonstrarem o valor que teêm para um dia poderem concretizarem o sonho de jogarem pelos seniores do FcPorto.

O FC Porto tem, actualmente, mais de 60 jogadores sob contrato e, como é lógico, nem todos cabem no plantel construído por Jesualdo. As consequências são óbvias: os que sobram encontram-se a rodar noutros emblemas.
Mas o presente marca uma diferença relativamente ao passado recente, até porque registaram-se mudanças na política de formação do clube, como consequência directa da implementação do projecto "Visão 611", que tornou "obrigatório" a integração de dois ex-juniores no plantel da equipa sénior no início de cada temporada.

Na realidade é que nestes últimos anos desde que o Professor Jesualdo Ferreira é treinador do clube, não houve nenhum desses jogadores que fosse lançado com regularidade na equipa sénior do Fcporto.
Alguns vão somando minutos em campo para os jogos da taça de Portugal quando os adversários são bastante acessíveis , também na taça da da Liga tem essa oportunidade . E no campeonato??

Será que estes jogadores não tem qualidade para jogarem no FcPorto ? será que o grau de exigência do clube é assim tão grande que não possa dar oportunidade a estes jovens? Será que treinador não gosta de arriscar para apostar nos miúdos?

Neste momento apenas temos no plantel 2 jogadores formados no clube, B.Alves e N.Coelho sendo que as vezes vão sendo chamados um ou outro jogador dos sub 19, mas apenas quando não temos o mínimo de jogadores para os jogos (devido a lesões e castigos), sendo que aposta é claramente a politica de contratação de jogadores sul americanos.

Sou adepto da aposta na formação mas nunca descuidando os resultados do clube ….e o FcPorto como tem ganho!!!!

quarta-feira, novembro 04, 2009

Visões “Luis Lobianas”

Porque se pretende um blog dinâmico inauguramos hoje um novo projecto denominado Visões “Luis Lobianas”.

Grande parte das minhas observações futebolíticas são feitas num Pub por entre dois dedos de conversa e dois copos de cerveja. Obviamente que nunca é uma visão clara. Será mais uma visão turva. Por vezes, distraio-me. Eh carapau! Olha a loiraça que acabou de entrar. Concentra-te no jogo, penso eu. Afinal está a ver o grande derbi Port Vale – Crewe Alexandra. Olha que técnica. Que classe. Que velocidade. Ups, que afinal o jogo de futebol acabou e começou um de Rugby. Não faz mal. Vai mais uma “pinta”.

Mas as observações também são feitas em casa. No sofá. Oh meu querido sofá! Observações técnico-tácticas, movimentações dos jogadores fulcrais do meio campo. Afinal a equipa bascula ou não bascula? Movimenta-se de forma horizontal ou vertical? De repente sou interrompido. Já levaste o cão a passear? E todo o maravilhoso mundo futebolístico se desaba perante mim. Todas as notas mentais que tinha tirado apagam-se. Enfim, se calhar é melhor pedir mais uma cerveja. Ups, que estou em casa. Vai uma água com gás... para a azia.

De todos os jogadores que irei referir aqui no blog, significa que os vi jogar pelo menos 5 minutos. Não é minha intenção fazer uma avaliação apurada. Não tenho satélite nem vejo jogos sul-coreanos. Não masco chiclete de boca aberta, nem sou Deus. Muito menos Jesus. Não tenho uma super-visão 611, nem irei explanar as qualidades individuais e as 5 caracterisiticas importantes que esse jogador aporta à equipa. Será apenas um copy-paste da fotografia do jogador. O resto fica para os leitores.

Coloco já em causa as minhas aptidões de treinador. Já não jogo Championship Manager. Esse será o problema? Talvez não. Só de recordar que com o FCP fui campeão europeu com um plantel constituído por Pablo Aimar, Romagnoli e Lucho. Soubesse eu o que sei hoje, e teria instruído os meus defesas para lesionarem Aimar, teria multado Romagnoli todas as semanas e teria promovido Lucho a capitão, aumentado o salário e vendido por 18M€.

Uma nota final para o Departamento de Prospecção do FCP. Se por ventura, numa primeira observação não verificarem que o jogador referido aqui é útil para a equipa, bebam uma SuperBock. Se mesmo assim não resultar, bebam uma segunda que ajuda.

Primeira Descoberta:



Nome: Jonathan Pitroipa
Clube: Hamburg SV
Idade: 23 anos
Posição: Médio/Avançado

Saudações azuis e brancas

Estamos nos Oitavos…

Estamos nos Oitavos…

Gostava de poder dizer que fizemos um jogo competente como normalmente diz o J.Ferreira, gostava de poder dizer que a equipa joga com atitude de inicio ao fim do jogo, que pressionou o adversário quando este ainda estava a pensar o que fazer com a bola, que trocamos a bola a meio campo, que o Hulk numa das arrancadas tirou 2 ou 3 jogadores, guarda-redes incluido, da frente e marcou o golo da jornada da Champions.

Infelizmente todo isto são apenas sonhos, a realidade apesar de dura presenteou-nos com os 3 pontitos, o correspondente cachet e a passagem aos oitavos de final da Champions.

Apesar de tudo, não nos podemos queixar da nossa sorte. Se com a equipa nesta forma andássemos a discutir a passagem, antevia um final bastante triste para a única representante do futebol português na única competição internacional de clubes de relevo.

O que se viu ontem foi um pouco mais do mesmo do último mês. Apesar de estarem a jogar apenas 3 aquisições a equipa parecia que estava a jogar junta pela primeira vez. Temos tido um Helton e uma defesa, incluindo o Fernando, a um nível superior da restante equipa, sendo que infelizmente o Fernando ainda não tem a capacidade de organizar o jogo a partir da sua área de influência. O restante parece-me um equívoco. O meio campo está lá apenas para atrapalhar os adversários, não pressiona nem constrói, e no ataque o ponta de lança tem que vir ao meio campo construir, quando há outro avançado com uma capacidade física notável que se limita a esperar jogo… No final, acabamos como sempre com a carne toda no assador e a lutar quase desesperadamente pela vitoria. Um jogo que podíamos ter tornado fácil dado que sempre que pressionávamos o APOEL este tremia por todo o lado.

Está claro para mim que podemos mudar os jogadores que quisermos que enquanto determinadas estratégias já gastas e sem sentido permanecerem no nosso livro da táctica não vamos melhorar… cometemos os mesmo erros que no ano passado nos tornaram, a dado ponto, uma equipa sofredora e estéril.

Etiquetas: ,

O que realmente interessa ao futebol

Vi ontem na televisao um jogo entre o Fcporto e o Apoel e onde o FcPorto (que é uma equipa portuguesa) ganhou um zero e que festejei efusivamente o golo pensando que fosse um jogo realmente importante mas depois de olhar hoje para banca dos jornais , reparei que estava enganado e que deveria ser um jogo entre uns amigos portugueses e cipriotas


O que aconteceu ontem realmente de importante no mundo do futebol, foi que Cardozo vai jogar o derbi(uma boa noticia sem duvida) e que o sporting se vai reforçar em janeiro, ainda estamos em novembro mas é bom saber as novidades com bastante antecedencia e que finalmente a federaçao concluiu que o campeonato de juniores foi ganho pelo sporting






Mas enquanto estava na banca dos jornais olhei um pouco mais para baixo e vi um jornal com uma noticia de pouco interesse mas que me deixou curioso.




O jogo que vi ontem era mesmo para a Liga dos Campeoes e o golo de Falcao que valeu a vitoria por um a zero, por acaso ate garantiu ao clube portugues a passagem para os oitavos de final, mais dinheiro amealhando ate agora proximadamente 12,5 milhoes em receitas da liga dos campeoes, deu mais pontos para o ranking de portugal,que pode ajudar no futuro termos mais equipas portuguesas na liga dos campeoes.......

Mas isso nao interessa nada !!!!

terça-feira, novembro 03, 2009

Hoje quem joga?

Hoje Terça-Feira , dia 03 Novembro, quem joga?


O Benfica ??





Ou é o Sporting??




Não !!!!




Afinal é o FcPorto para a Champions contra o Apoel e que uma vitoria pode dar já a passagem aos oitavos de final.



È que entretanto tinha ficado confuso e pensei que o meu calendario de jogos tivesse errado

segunda-feira, novembro 02, 2009

Pantagruel e o Ábaco

Visão culinária:
A receita é simples. Colocar na parte de trás os ingridientes do costume. Fortes e saudáveis. Fortes porque são constituídos por ferro, essa importante vitamina, e saudáveis, porque nos últimos tempos não nos têm causado demasiados problemas cardíacos. No meio, confesso que nunca sei o que colocar. Vou ao frigorífico e não encontro nada que me estimule. Perco a fome. Mas de repente olho para o fim do repasto. E o que vejo é uma sobremesa de grande qualidade. Fruta sul-americana com uma boa dose de imprevisibilidade quanto ao sabor final. Espero que no final possamos celebrar colocando a cereja no topo do bolo. Enfim, espero que o cozinheiro não nos desiluda... mais uma vez.

Visão matemática:
O cálculo está feito. 4+3+3=3. Será que o professor fez bem as contas. Não quero novamente uma atitude de 4+3+3=1. Ou pior, um 4+4+2=0. Enfim o que me apetece no final é ver o número 9. Nove que é um número composto. Aquele que nos vai compor as contas. E compor as almas. Que bem precisamos.

MISSÃO 1 – ½ SUCESSO

Relatório 01 de 2/12/2009

Informo que o objectivo da missão #1 não foi alcançado.
O objectivo primário que consistia na reunião de uma legião de seres em transe não foi conseguido, julgamos que o nosso símbolo místico, utilizado várias vezes por Pitágoras, não revelou possuir o poder que imaginávamos dado que outra força superior que utiliza o símbolo com a inscrição misteriosa “Ídolos” desviou as atenções dos frequentadores da Internet e principalmente dos milhões que lêem este blog.

Contudo, parti solitário com um único objectivo em mente, passar no Modelo para comprar liquido da loiça senão ia levar uma vassourada quando chegasse a casa, que até andava de lado. Ainda assim, tentei completar a primeira etapa mas só consegui bolas com brindes, daquelas que se vendem à porta dos cafés e mesmo essas tive que gastar uns 5 euros até perceber que não teriam impacto na missão. Estava toldado pelo ódio à águia!

Já no quartel-general tive uma brilhante ideia, já que não ia conseguir vender bolas de chumbo ao slb, tinha que conseguir pelo menos interferir no jogo com o Braga. Foi então que me lembrei que uma vez o Steven Segal usou uma técnica infalível quando tentava chegar ao Boss de um dos seus filmes que se encontrava numa fábrica abandonada super vigiada por seguranças. O Segal, que no filma usava outro nome para ocultar a sua verdadeira identidade mas eu sei que será o Steven Segal, a dada altura e quando 2 segurança patrulhavam uma zona da fabrica atira uma pedra a um deles, este fica zangado com o colega pois pensa que teria sido ele a atirar a pedra e instala-se um clima complicado porque estes gajos são duros. Passado algum tempo o S.Segal mete a mão no rabo de um dos seguranças e este desatina com o colega e dá-lhe um tiro, o segurança moribundo responde e metralha o companheiro e morrem ali os dois e não foi preciso partir braços e pernas. Estava disposto a ir ao estádio e aplicar uma destas tácticas no túnel até porque o Rui Costa andou a estudar túneis o ano passado e este ano parece que está a ter bons resultados.

Com este mestre da guerrilha em mente, e de novo inspirado pelos altos valores sempre defendidos pelo Segal em todos os seus filmes, reuni todo o equipamento necessário; uma sandes de presunto, uma peça de fruta e vinho daquele que vem em pacotes. Quando cheguei à estação de S.Bento não tinha dinheiro para o bilhete. Regressei ao quartel-general, comi a sandes, a peça de bruta e bebi o vinho. Telefonei a um amigalhaço que por acaso estava a tirar fotos para um jornal e que me disse que até estava no túnel do estádio Axa e que ia agora mesmo passar por ele o Cardozo. Eu, já desiludido e desmoralizado com tudo o que se passou atrás disse-lhe: - dá aí um cachaço a esse gajo. Ao que parece o gajo esticou-se, deu-lhe um cachaço, o Cardozo virou-se e pega-se com o Leone e são os 2 expulsos. Há coisas do arco da velha…

Etiquetas:

Mudança de estratégia ??

Mais uma jornada e mais uma exibição sem chama e desta vez deu empate, a verdade é que o Fcporto sente dificuldades nos jogos em casa pois a estrategia dos adversários é virem jogar á defesa apostando no contra ataque e tentar aproveitar uma falha do Fcporto , que foi o que aconteceu nos 3 ultimos jogos (académica, apoele beleneneses), onde o FcPorto efectuou 3 jogos com sofrimento e conseguiu 2 vitorias e um empate.
È verdade que as vezes a equipa é lenta de movimentos, parece adormecida e sente imensas dificuldades contra equipas que jogam a defesa não tendo por vezes arte e engenho para ultrapassar essas dificuldades, mas o campeonato é uma prova de regularidade e temos de ser melhores que os adversários nos 30 jogos.

Nos últimos jogos muitos adeptos tem criticado e assobiado a equipa nos jogos do Estadio do Dragao, por esse motivo tive o cuidado de ver os resultados para a Liga Portuguesa no estádio do dragão desde que o Prof. Jesualdo Ferreira é treinador do Fcporto e onde conquistou 3 titulos seguidos.

Jogos em casa do Fcporto:

2006/2007 – Campeao (13 vitorias e 2 derrotas em casa)
2007/2008 – Campeao (13 vitorias, 1 empate e 1 derrota em casa)
2008/2009 – Campeao (9 vitorias, 5 empates e 1 derrota em casa)

De referir que nestes 3 campeonatos o fcporto teve o melhor ataque da prova e por 2 vezes a melhor defesa

Será mesmo necessário mudar de estratégia que ja esta delineada desde 2006/2007 por causa das ultimas exibiçoes menos conseguidas??

Sera que por este ultimo empate com o belenenses é assim tão preocupante , para ver e ouvir tantas vozes criticas a volta das exibições do fcporto?
Ainda estamos no inicio e estarei aqui no fim para ver os resultados e dar ou não razão as vozes críticas do nosso treinador.

domingo, novembro 01, 2009

Numa redacção de um jornal

- Sr. Director do Jornal, o que faço com os títulos que já tinhamos feito sobre a onda vermelha?

- Chiça, que já estava tudo preparado e agora vamos ter que mudar. Não sei, mas não quero ver nada em azul na capa.

* Como é bonito o futebol. O enterro de uns e a euforia de outros não dura mais do que 24 horas. Aposto que o resultado de ontem estragou as capas, os artigos e as crónicas de muita gente.