Hat Trick

"...a inspirar e a transpirar FC Porto"

sábado, março 04, 2006

O Futuro é agora?

Quando procurei dissertar sobre se esta era a melhor altura para se fazer uma alteração táctica no FCP, coloquei uma questão no final do post. Será esta táctica o futuro do FCP? Claro eu não. E porquê? A resposta é simples. Nem a equipa B nem as camadas jovens utilizam este sistema. Ora, como a equipa B e as camadas jovens simbolizam o futuro do FCP, parece-me ilógico pretender implantar um novo sistema táctico sem começar pela base.
Contudo, continuo a afirmar que o FCP não deve alterar o sistema táctico contra o Nacional. A verdade é que o sistema de três defesas – e não três centrais – tem dado ao FCP uma relativa segurança defensiva. Desde que o sistema começou a ser utilizado apenas sofremos dois golos e de bola parada (Braga e Benfica). É claro que o ataque não tem funcionado de forma produtiva. Essa é uma questão a resolver que talvez só novos jogadores (ou seja, novo ponta de lança) poderão ser a solução.
A insistência neste sistema táctico não significa que teremos que o usar indefinidamente. Quando o FCP, no tempo do António Oliveira, foi a Milão, para a Liga dos Campeões, jogar com três centrais – Aloísio, Jorge Costa e Lula – essa foi a táctica que momentaneamente o treinador decidiu adoptar. Creio que o sistema de três defesas será a táctica a utilizar momentaneamente por este treinador. O resultado ver-se-á daqui a dez jornadas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial