Hat Trick

"...a inspirar e a transpirar FC Porto"

terça-feira, abril 25, 2006

O grupo do “mas”

Temos assistido em vários meios de comunicação social uma série de entrevistas a portistas famosos assim como alguns artigos de opinião onde o principal tema é Co Adriaanse. De facto todos eles dão mérito à vitória do FCP no campeonato. Nem outra coisa seria de esperar. Contudo quando lhes é perguntado se Adriaanse foi a peça chave deste FCP eles respondem: “Adriaanse teve mérito mas… Ora é este “mas” que nós ouvimos da boca de muitos portistas como por exemplo Miguel Sousa Tavares, António Tavares Teles, Miguel Guedes, Rodolfo Reis, Jaime Magalhães, Rui Moreira, etc. Tinha que haver um “mas”. Não gostam do treinador. Isso já percebi. Contudo colocam sempre questões que infelizmente não consigo compreender. Primeiro criticam a táctica. A verdade é que ela nos levou ao título. Depois dizem que a táctica venceu no campeonato mas na Liga dos Campeões a história é diferente. Nunca o FCP de Adriaanse jogou com este sistema táctico na Liga dos Campeões. E não tendo eu nem muitos ouros capacidades de premonição fica desde já o FCP intimado a ganhar a Liga dos Campeões para o próximo ano. Só assim estes adeptos darão o braço a torcer. Ou se calhar nem nessa altura. Em segundo lugar dizem que a equipa não joga bem. Mas sempre foi em primeiro lugar. Quando o Paulo Bento respondeu a um jornalista que acusava a sua equipa de não jogar para o espectáculo ele respondeu que se quisessem espectáculo deveriam ir à ópera. O FCP não. Tem que obrigatoriamente jogar para o espectáculo. Que se lixe o título. O que interessa é o espectáculo. Dizem também que o FCP não passou nos jogos grandes. E mesmo assim conseguimos o título. É fantástico não é. Quando a questão táctica ficou momentaneamente resolvida – os três defesas pareciam já uma unanimidade – resolveu falar-se da questão do número dez. Teria esta táctica capacidade para ter um número dez. Ou melhor, caberia nesta equipa Diego, o “xodó da torcida”. As atitudes deste e do seu empresário dão razão ao treinador. O grupo está à frente do indivíduo.
Sempre estive com o treinador. Posso nem sempre ter concordado com ele mas não sou adepto de lenços brancos, assobios ou chicotadas psicológicas. Por isso referi aqui no blog que o homem do campeonato é, para mim, Co Adriaanse.
Força Porto

domingo, abril 23, 2006

Somos Nós, Somos Nós, os Campeões de Portugal Somos Nós


sexta-feira, abril 21, 2006

Titulo a vista




O titulo está quase faltam apenas 2 pontinhos para o Fc Porto se tornar campeão da Liga Portuguesa.

Esses 2 pontos terão de ser conquistados em 3 jogos que ainda faltam jogar, contra o Penafiel, Guimaraes e Boavista, mas é ja amanha que o Porto podera arrumar a questão pois defronta o ultimo classificado da liga ja com a descida de divisao garantida é "David contra Golias" só espero que o resultado não seja o mesmo e que o Porto respeite o Penafiel e não pense que são favas contadas por assim podera haver uma surpresa. Não acredito mas também não entro em euforia como quase todos os adeptos do porto estão, prefiro guardar essa euforia para o fim do encontro.

O que espero do jogo? Que o Penafiel vá fazer o jogo da epoca pois querem estragar a festa ao futuro campeão e se isso acontecer amanha na capa de todos os jornais aparecerá os jogadores do Penafiel que foram os herois e isso é muito prestigiante mesmo que ja tenham descido de divisão. Mas o Porto vai se superiorizar mesmo com algumas baixas sendo uma delas, Lucho Gonzalez que teve de vir para Portugal para ver um cartão vermelho o unico da sua carreira.

A partir das 21h00 veremos se temos campeão já com as faixas ao peito e será um S.Joao antecipado mas na Alameda do Dragao que é essa a nossa casa.

terça-feira, abril 18, 2006

Para quando a demissão de Joseph Blatter

Surgiram notícias sobre alegadas pressões do FCP para que Vítor Baia fosse convocado para o Mundial. Blatter sugere que o FCP pretendia valorizar o jogador para depois o vender. Esta notícia deveria ter vindo no dia 1 de Abril. É a mais estúpida e estapafúrdia notícia que eu ouvi nos últimos tempos. Cada vez mais apoio o G14 na sua luta contra o monopólio da FIFA que tanto mal tem feito ao futebol. As afirmações que reproduzimos abaixo são de Joseph Blatter. Esta personagem devia explicar porque razão o Mundial é na Alemanha e não num país africano como tudo apontava para que fosse. Que razões estarão para que um país africano fosse relegado para acolher o Mundial de 2006. Blatter representa tudo aquilo que os adeptos – os verdadeiros donos do jogo – repudiam no futebol. Demita-se Sr. Blatter. É um favor que faz ao futebol e a si próprio. É que o ridículo das suas declarações só o fragiliza. Esperamos pela posição da Federação Portuguesa de Futebol e do seleccionador.

«Joseph Blatter denunciou, segundo o jornal croata Jutarnji List, pressões para que Vítor Baía marque presença no Mundial, servindo-se desse exemplo para falar dos malefícios do G-14. Aliás, o presidente da FIFA, conforme se pode ler na entrevista, considera que o grupo a que pertence o F.C. Porto é, a par do racismo, um dos males do futebol actual.»
«Ultimamente, a delegação de Portugal tem sido pressionada para que Vítor Baía seja incorporado na selecção, embora os treinadores assim não queiram. Pessoas poderosas querem que ele vá, pelo menos, como terceiro guarda-redes, para que possa ser vendido por um preço mais alto».
O F.C. Porto reagiu, nesta terça-feira, a uma entrevista de Joseph Blatter, presidente da FIFA, a um jornal croata. Em comunicado, o clube portista revelou ter enviado, via Federação Portuguesa de Futebol, um pedido de esclarecimentos ao organismo que tutela o futebol mundial.

quarta-feira, abril 12, 2006

Ai que saudades...

Afinal os elementos do Conselho de Disciplina da Liga estão vivos. Apareceram mais uma vez. Senhoras e senhores, os sumaríssimos estão de volta. O clube atingido é: FCP. Após jornadas em que o os juízes do Conselho de Disciplina da Liga andaram desaparecidos, talvez emocionados com a participação do Benfica na Liga dos Campeões, resolvem instaurar um processo ao Quaresma. Digo desde já que o processo é justo. É pena não haver coerência na Liga. Onde andavam os juízes do C.D. da Liga quando o Leo teve uma entrada violenta sobre o MacCarthy na Luz. Onde está a justiça perante a entrada do Petit sobre um jogador do Marítimo nesta última jornada. Levou amarelo e por isso já não pode ser castigado, dizem os regulamentos. Ou seja, o crime compensa desde que se leve amarelo.
Sejam benvindos Srs. Juízes. Já sentíamos a vossa falta. Com juízes assim, o campeonato poderá ter outro sabor especial.

segunda-feira, abril 10, 2006

Ainda faltam 4 finais

Calma. Esta deve ser a palavra de ordem no FCP. O campeonato ainda não acabou. Adriaanse sabe disso e já o afirmou na flash interview após o jogo contra o Sporting. Os campeonatos ganham-se nos jogos com as equipas de pequena e média dimensão. Concentrem-se que eu quero festejar nos Aliados. Já estou com saudades.
Força Porto.

Afinal sempre foi craque

domingo, abril 09, 2006

O Homem do Campeonato

O Homem do Jogo

sexta-feira, abril 07, 2006

Viva o jornalismo português

Depois de uma semana a criticar os meios de comunicação social de Barcelona de mau jornalismo eis um exemplo de jornalismo independente.

Espero pelo título de Domingo. Vai ser brilhante. É pena o Jorge Sampaio ainda não estar na Presidência da República. Esta capa merecia a Comenda da Ordem e Liberdade.

Parabéns FCP pela Taça de Portugal




Agora queremos o título. Força Porto.

terça-feira, abril 04, 2006

Mais uma alegria, mais uma vitória


Marek Cech foi a aposta de Adriaanse. E acertou. O autor do primeiro golo do FCP demonstrou que foi uma das melhores contratações que o FCP fez. O jogo contra o Gil Vicente demonstrou mais uma vez segurança defensiva, mantendo as redes da baliza invioláveis. Raul Meireles tem se transformado numa grande surpresa mostrando a sua qualidade na recuperação defensiva e na qualidade de passe. Uma palavra para Pepe e Paulo Assunção - incansáveis. São de facto dois jogadores de enorme classe e utilidade. E, claro, o mágico Quaresma mais uma vez brilhou.
Ou seja, Adriaanse tem apostado forte e para já tem ganho. Vejamos os próximos episódios.

sábado, abril 01, 2006

E o lugar vai para...



Perante a ausência de Lucho no próximo jogo do FCP onde se enfrenta um Gil Vicente totalmente aflito na tabela classificativa, os dragões enfrentam-se com a necessidade de substituir um jogador que tem sido dos mais valiosos da época. Aliás, Lucho tem sido a peça essencial do meio campo do FCP.
As opções que se colocam perante o treinador são várias. Temos soluções mais defensivas, como Marek Cech ou Ibson. E outras mais ofensivas, como Jorginho e Diego. A opção por Marek Cech dará sempre uma segurança defensiva e ao mesmo tempo uma qualidade no passe que o eslovaco tem vindo a demonstrar nos seus últimos jogos. Ibson caracteriza-se por uma capacidade técnica excelente – não fosse ele brasileiro –, e uma capacidade de recuperação de bola e pressão sobre o adversário verdadeiramente invulgares. Confesso que sou um admirador das qualidades técnicas do Ibson. Jorginho é nem mais nem menos, apesar das críticas injustas dos adeptos, um dos jogadores com mais assistências para golo do FCP. Além disso pratica um futebol vertical (pareço o Mourinho a falar) que eu aprecio. Diego é um jogador que ainda não se adaptou ao futebol europeu. Mas é jovem e é considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Muitos poderão ainda colocar no rol das possibilidades de assumir o lugar o jovem Anderson, que apesar do pouco tempo de utilização, já consegui de certa forma encantar as bancadas do Dragão.
A minha escolha divide-se entre dois jogadores: Ibson e Jorginho. Diego enfrenta neste momento problemas disciplinares com os quais eu estou de acordo. As declarações do pai/empresário não são bem vindas ao grupo de trabalho. Marek Cech apresenta-se como uma solução defensiva. E perante a necessidade imperiosa da vitória, o FCP tem que atacar desde o primeiro minuto. Assim, eu colocaria apesar de tudo o Ibson por várias razões. Apesar de ter algumas características defensivas, tem também uma capacidade de criação ofensiva muito boa. Além disso colocaria o Anderson na esquerda e permitia que o jovem brasileiro descaísse para o meio campo ajudando na construção ofensiva.
Mas o mais importante é a vitória do FCP. Quem jogar terá apoio incondicional.