Hat Trick

"...a inspirar e a transpirar FC Porto"

quinta-feira, março 09, 2006

A Táctica II


Rafael Benitez errou. E errou de uma forma clamorosamente evidente. Errou na primeira mão ao abdicar do seu melhor jogador – Gerard – e logo nesse jogo colheu os frutos desse erro. Errou na arrogância que encarou os dois jogos e perdeu de uma forma vergonhosa. A verdade é que Benitez nunca estudou o seu adversário. Pensou ser um adversário menor. É verdade que o Benfica não uma grande potência do futebol europeu. Mas na Liga dos Campeões, a história ou o valor teórico das equipas no momento não ganham jogos. Só assim se explica, por exemplo, o facto de a Juventus ter enfrentado grandes dificuldades para derrotar o Werder Bremen.
Rafael Benitez errou no jogo de ontem ao colocar apenas dois jogadores no meio campo, sendo unicamente um de cariz defensivo (Xabi Alonso). Quando Gerard procurava municiar o ataque e até participar activamente na conclusão das jogadas, o sistema defensiva era sempre constituído por duas paredes muito frágeis. A primeira era Xabi Alonso, que apesar de ser um grande jogador não chega para tudo, nem pode estar em todo o lado ao mesmo tempo. A segunda parede era o quarteto defensivo do Liverpool que especialmente Traore mas também em Carragher a fizeram desmoronar logo nos primeiros minutos de jogo. Foi uma espécie de auto-destruição. Kewel e Luís Garcia não souberam defender deixando sempre que o Benfica controlasse o meio-campo, característica para controlar o jogo.
O Liverpool perdia a eliminatória por 1-0. Mas não tinha necessariamente que abordar o jogo numa perspectiva ultra-ofensiva. Controlar o meio campo era essencial.
Até nas substituições Rafa Benitez esteve mal. Ao colocar Cisse, um ponta de lança, no lado direito do campo para que fizesse cruzamentos que nunca conseguiu fazer. Ao colocar Hamnam para controlar um meio campo quando precisaria de municiar o ataque, ou seja, seria mais importante fazer entrar alas.
Muitos erros em duas eliminatórias levaram a esta derrota. Pelas más decisões do espanhol deve-se dizer que foi uma derrota merecida.

1 Comentários:

  • Às 4:52 p.m. , Blogger RA disse...

    Totalmente de acordo com esta analise, o Liverpool perdeu porque subsitimou o adversario pensando que eram favas contadas e errou e o Benfica ganhou com um total de 3-0 pelo resultado ate poderiamos dizer que foi com facilidade e felizmente ou infelizmente depende da perspectiva o Benfica esta nos quartos de final e merecidamente

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial